Adsense

NOVIDADES

Pessoas que ficam vermelhas facilmente são mais generosas e inspiram mais confiança

A próxima vez que ficares corado depois de passares por uma situação embaraçosa, não tentes esconder. Um estudo aponta que pessoas que sentem vergonha são vistas pelos outros como mais confiáveis. 

Os investigadores conduziram uma série de experiências onde usaram vídeos, jogos de confiança e pesquisas para verificar a relação entre o constrangimento e a qualidade dos relacionamentos pessoais.
Uma das experiências, por exemplo, consistiu em gravar o testemunho de 60 estudantes onde estes contavam algum momento embaraçoso da sua vida. Cada vídeo foi classificado de acordo com o nível de constrangimento que a pessoa mostrou ao relatar a situação para a câmara. Os cientistas identificaram que o gesto típico de quem estava com vergonha era olhar para baixo enquanto cobria o rosto. De seguida, outros estudantes assistiram aos vídeos e fizeram depois testes para medir o seu nível de confiança em cada uma das pessoas dos vídeos. O resultado? Ter mostrado alguns sinais de vergonha inspirou mais reacções positivas por parte dos espectadores.

Os estudantes também participaram num jogo em que tinham que dividir bilhetes com os colegas. Os investigadores observaram que aqueles que deram mais bilhetes aos colegas eram os que tinham ficado mais envergonhados ao contar a sua história embaraçosa, sendo por isso os mais generosos.

De acordo com o estudo, níveis moderados de vergonha são uma virtude. O constrangimento é uma assinatura emocional da pessoa e promove a confiança nas relações pessoais, porque as pessoas envergonhadas são vistas pelos outros como mais confiáveis e, portanto, mais susceptíveis de serem bons amigos e até mesmo bons parceiros românticos.



Pessoas que ficam vermelhas facilmente são mais generosas e inspiram mais confiança
  • Title : Pessoas que ficam vermelhas facilmente são mais generosas e inspiram mais confiança
  • Posted by :
  • Date : 23:21
  • Labels :
  • Comente o que você achou
Top